Cerámica: revestimento para pisos e paredes
Devido à simplicidade de instalação e fácil manutenção, a cerâmica se tornou uma das opções preferidas para pisos e paredes. Além disso, o produto possui alta resistência aos impactos e ampla variedade de cores e desenhos.

Características das cerâmicas

A cerâmica é um produto impermeável, de fácil limpeza, que possui resistência aos impactos e à ação dos raios ultravioleta, sem alterar as cores com o passar do tempo.
O material é feito a partir de matérias-primas refinadas, como silicatos de alumínio e argilas, que dão um acabamento branco ou vermelho natural.
Na parte superior, a cerâmica traz um revestimento vítreo denominado esmalte cerâmico, que dá a diversidade de condutores e terminações.
Confira algumas características e vantagens da cerâmica:
- Rápida instalação
- Custos relativamente acessíveis (dependendo da marca ou tipo de cerâmica)
- Alta durabilidade
- Fácil limpeza
- Bom funcionamento acústico (em geral, dependendo do tipo de pavimento base)
- Grande resistência diante de fatores ambientais (radiação, água)

Como saber quanto material é necessário?
Para saber a quantidade de material que será necessário, você deve medir a área - comprimento X largura da parede ou do chão. Isso resulta em uma metragem (metros quadrados), que deve ser dividida pela medida das peças ou caixa de cerâmica.
Importante:
Considere 10% adicional de material para efetuar cortes e peças de substituição ao longo prazo.
Veja mais informações no link: Como calcular cerâmica, pedra ardósia e azulejo?
Formatos
As medidas das cerâmicas variam de acordo com o fabricante. Os tamanhos mais comuns são: 25x25cm, 30x30cm, 40x40cm, 45x45cm, 53x53cm, 60x60cm e 30x60cm.


Onde usar as cerâmicas?
Podem ser usadas em pisos e para revestir paredes tanto em áreas internas como externas. São ideais para banheiros e cozinhas e também para o piso da sala de estar ou de jantar. Em locais úmidos ou na área externa deve-se escolher cerâmicas antiderrapantes ou com porosidade para evitar escorregões.

Como diferenciar cerâmica de piso e de parede?
- A cerâmica de piso, ao contrário da cerâmica de parede, possui maior resistência e proteção frente a elementos abrasivos.
- A cerâmica de parede é mais fina, ou seja, menos espessa do que a de piso.
- A cerâmica de piso possui textura mais rugosa em relação à de parede, que é mais lisa para permitir que em ambientes de alta umidade a água escorra por suas superfícies, evitando a aparição de fungos.
Tipos de cerâmica
Os diferentes tipos de cerâmica são determinados pelo fluxo de tráfego:

uso interior, especial para dormitórios.

- Cerâmica para tráfego moderado:
uso interior, especial para banheiros.

- Cerâmica para tráfego normal:
uso em local com possível desgaste por contato, como cozinha ou escadas.

- Cerâmica para tráfego intenso:
para locais com alto movimento, como sala de estar, sala de jantar, terraços. Podem ser instaladas em ambientes submetidos à abrasão e em áreas externas.

- Cerâmica para tráfego muito intenso:
: para locais como bancos, comércio, hotéis, supermercados. Permitem esforços concentrados e suportam agentes abrasivos.
Recomendações de uso e manutenção:

Dicas práticas
- Os relevos ou desenhos existentes no verso das peças de cerâmica são para que a argamassa tenha melhor aderência.
- A argamassa para cerâmica deve ser escolhida de acordo com o tipo de superfície onde será instalado o produto e também conforme o peso do revestimento cerâmico.
- Verifique se antes da instalação da cerâmica será necessário aplicar ao solo um tratamento contra a umidade.
Dicas de segurança
- No caso de cortar as peças, proteja suas mãos e olhos. Neste processo é comum que saltem pedaços de cerâmica.
- Se utilizar máquinas especiais para corte de cerâmica, como esmerilhadeira angular, considere a ajuda de um profissional para a execução do trabalho.
Como armazenar e manter a cerâmica?
- A manutenção da cerâmica é feita principalmente com água e, em certos casos, com produtos de limpeza de pisos que não possuam componentes abrasivos.
- A limpeza pode ser realizada com panos, vassouras ou produtos específicos de limpeza. Não é recomendado o uso de ceras ou produtos que possam gerar aderência ou que afetem a cor das peças.
- Quanto à cerâmica que se expõe às condições de alta umidade, é recomendável utilizar produtos antibacterianos ou cloro em gel, de forma a não produzir maior contato e possível desgaste.
- As peças de cerâmica, antes de serem instaladas, devem ficar em lugares livres de umidade e fatores externos, para evitar que as partes de trás absorvam água ou outros elementos que possam danificar suas propriedades mecânicas.
Como instalar cerâmicas?

Ferramentas e acessórios para instalar
- Nível de mão
- Espátula
- Fita métrica
- Balde (para preparar a argamassa)
- Espátula.
- Esponja
- Espaçadores
- Óculos de segurança
- Luvas
- Argamassa
- Rejunte
A cerâmica é aplicável na maioria dos pisos e em paredes de concreto, de tijolo estuque, com folhas de fibrocimento e de gesso cartonado com papelão. Em todos os casos, é necessário considerar os seguintes aspectos:
Lugares com inclinação
Se o lugar onde for instalar a cerâmica tiver inclinação para drenar a água, fique atento ao fazer a instalação porque, caso contrário, poderá afetar a evacuação de águas pluviais.
Superfícies irregulares
As argamassas para fixar a cerâmica permitem ajustar diferenças de nível na superfície ser instalada, mas é recomendável que se realize um estudo sobre o estado do solo, pois, no caso de existir diferenças superiores aos 1,5cm, será necessário igualar com um nivelador.
Cuidado com o aumento do nível do piso
As alturas das peças e a carga de argamassa a ser aplicada no solo de base aumentam o nível do pavimento acabado. Isso pode afetar a abertura da porta, encontros com outros pavimentos, remoção de poeira ou móveis.
Argamassas
Os tipos de argamassas para cerâmica devem ser escolhidos de acordo com: o tipo de cerâmica, o local de instalação (parede ou piso) e o material da superfície (madeira, concreto, gesso cartonado, fibrocimento, entre outros).
Respeite o tempo de secagem
Não é recomendável transitar pela cerâmica antes das 72 horas posteriores a sua instalação, é preciso que a argamassa seque totalmente. Do contrário, o nível e a posição das peças poderão ser afetadas.
Rejunte
O rejunte deve ser aplicado depois da instalação e não por partes. O rejunte é preparado com água ou com um aditivo impermeabilizante que melhora a resistência contra umidade e manchas. Aplique com um fixador de borracha para que a mescla preencha todos os cantos e não fique agarrada nas peças cerâmicas.