A correta distribuição dos móveis da cozinha
Você planejou sua cozinha? Um bom planejamento ajudará você a escolher com antecedência os móveis mais adequados para ganhar espaço e harmonizar o ambiente.
Como planejar a distribuição dos móveis de cozinha?
Tire as medidas da cozinha, considerando largura e comprimento. Depois, calcule a quantidade de móveis que poderá instalar. Desenhe o layout com os móveis, armários de parede ou de piso que necessitará, além dos eletrodomésticos necessários.
Em uma cozinha funcional, o conjunto geladeira, fogão e máquina de lavar louça forma o que conhecemos como "triângulo de trabalho". Ao entorno desses eletrodomésticos, você poderá colocar móveis para preparar e cozinhar os alimentos.
Opte por medidas que serão úteis para pessoas com alturas diferentes e que usam o local de maneiras distintas também (em pé ou sentada). A dica é ter, pelo menos, dois níveis de balcão: um entre 72 e 92 cm e o outro entre 92 cm e 1,14 metro.
Para a área de jantar, considere, pelo menos, entre 30 e 50 cm de espaço livre entre a cadeira e a mesa.
Quando apenas uma pessoa é o cozinheiro da casa, o espaço suficiente para circulação deve ser 1,10 metro de largura. Agora, se duas pessoas gostam de preparar os alimentos simultaneamente, o ideal é deixar uma área livre de 1,25 metros de largura.
As portas necessitam de uma largura mínima de 80 cm.
São os móveis ou gabinetes fixados em paredes de concreto. Nem todos os armários de parede precisam estar à mesma altura. Eles podem ser instalados em diferentes níveis.
Se você quiser colocar armários acima do exaustor, forno ou geladeira, por exemplo, é perfeitamente possível. Porém, não instale os aparelhos eletrodomésticos dentro dos armários.
São os móveis da parte inferior do armário, como as bancadas. Costumam ter pés reguláveis (altura) para evitar o contato do móvel com a água. Outra opção é que sejam embutidos na parede a uma distância do chão suficiente para a mesma finalidade. O ideal é que esses móveis tenham gavetas de diferentes medidas para ganhar espaço de armazenamento.
Como iluminar sua cozinha?
Iluminação
A iluminação geral da cozinha é necessária para facilitar o preparo do alimento, enxergar o interior dos móveis e das gavetas e facilitar a circulação das pessoas.
A melhor iluminação é através de lâmpadas LED ou fluorescente com focos de luz bem distribuídos.
Iluminação de apoio
Você pode instalar spots de lâmpadas LED embutidos embaixo dos armários de parede para iluminar diretamente sobre o balcão, evitando assim sombras e diminuindo o risco de acidente.
Também podem ser usados para iluminar dentro do armário ou um armário com porta de vidro.
Para mais informações acesse o vídeo: Como iluminar a cozinha?
Como distribuir os móveis da cozinha?
Distribuição em L
Facilita a continuação entre os balcões da pia e áreas de preparo de alimento. Permite otimizar o tempo e o trabalho em conjunto (mais de uma pessoa).
Distribuição linear
Ideal para espaços reduzidos. Haverá movimentos laterais durante todo o processo de elaboração de alimentos.
Distribuição em U
São muito eficientes quando várias pessoas utilizam a cozinha. Permite o uso simultâneo de múltiplas estações de trabalho.
Distribuição de linha dupla
As atividades na cozinha terão de ser realizadas alternadamente entre duas superfícies opostas.
Cozinha ilha
É a melhor alternativa para cozinhas espaçosas. Você pode ter um triângulo de trabalho (com fogão, geladeira e máquina de lavar louça) bem definido, uma grande área de armazenamento de utensílios e para a preparação de alimentos. Recomenda-se deixar um espaço de 90 cm de largura para facilitar a passagem.
Para mais informações acesse o vídeo: Como planejar sua cozinha?
Segurança na sua cozinha
Janelas e fogões
Nunca instale fogões na frente ou debaixo de uma janela que pode ser aberta. O vento pode desligar o fogo e provocar a fuga de gás. Além disso, se você usa cortinas sobre as janelas que ficam acima dos fogões, corre o risco de pegar fogo.
Extintores
Deixe extintores, detectores de fumaça e sistemas de ventilação nos espaços da cozinha.
Tomadas
Em uma cozinha são necessárias várias tomadas para ligar os eletrodomésticos. Muita atenção! A instalação deve ser feita em uma área segura e seca. Jamais perto de uma pia.
Localização
Caso possa escolher a localização da cozinha, considere uma distância curta entre a cozinha e a sala de jantar.
Revisões
Faça revisões periódicas de sua cozinha com especialistas.