Pisos e Revestimentos para sua cozinha
A cozinha é um espaço exposto ao calor e à umidade. Por isso, o revestimento para piso e parede é fundamental para a conservação do ambiente. Neste guia da Sodimac ensinamos você a proteger a sua cozinha!

Como revestir pisos e paredes da cozinha?

Revestimento para pisos e paredes da cozinha
Para o piso, deve-se escolher um revestimento resistente à umidade, fácil de limpar, antiderrapante e que tenha resistência ao tráfego intenso.
Paredes
Para as paredes da sua cozinha, as dicas são:
- Tinta acrílica lavável
- Revestimentos cerâmicos (porcelanato, cerâmica, pastilhas)
- Pode-se fazer combinações de ambos
Opte por usar um revestimento cerâmico na área da pia, protegendo as paredes contra a umidade.
Revestimento para pisos e paredes da cozinha
Antes, só se utilizava pintura no teto. Hoje em dia, os especialistas optam por pintar a parte superior das paredes com cores que ajudam a criar contrastes ou harmonizar o ambiente. Tudo depende do estilo da decoração que deseja.
Revestimento para pisos e paredes da cozinha

Antes, só se utilizava pintura no teto. Hoje em dia, os especialistas optam por pintar a parte superior das paredes com cores que ajudam a criar contrastes ou harmonizar o ambiente. Tudo depende do estilo da decoração que deseja.
Dica:
Prefira tinta acrílica lavável, com acabamento acetinado ou semibrilho. São resistentes à umidade, laváveis e com propriedades antifungicidas.
Veja mais informações no Guia Pinturas: esmalte sintético e à base de água, óleo e látex.

Pode ser usada como revestimento de pisos e paredes. Para os pisos, é indicado usar textura antiderrapante que, além de ser fácil de limpar, tem boa resistência à abrasão e aos impactos.
Importante:
Evite deixar nos rejuntes vãos muito largos ou em cores claras, já que serão difíceis de limpar.
Porcelanato
O material oferece uma grande variedade de design e é uma excelente escolha para revestir pisos e paredes. Alguns deles imitam pedra e madeira, o que dá a capacidade de criar ambientes inovadores para sua cozinha.
Além disso, como suas peças são maiores, dão a sensação de amplitude no espaço. Escolha variedades com textura para ajudar a ter superfícies antiderrapantes. São muito fáceis de limpar e têm maior durabilidade.

Os pisos vinílicos se caracterizam pela alta resistência ao tráfego, já que não arranham. São indicados para corredores, sala de estar ou quarto. Porém, também têm resistência à umidade, por isso podem ser usados em banheiros e cozinhas. Além disso, são fáceis de limpar, só é necessário um pano úmido.

Pastilhas
As pastilhas podem ser usadas em paredes inteiras ou em uma área específica, por exemplo, atrás da pia e/ou em listras entre a cerâmica ou o porcelanato. As placas teladas de pastilhas oferecem opções de cor ilimitadas, já que podem ter um tom único ou distintas tonalidades em uma mesma peça, possibilitando múltiplas combinações.
Recomendações de uso e manutenção

Dica de uso
- Se você deseja uma iluminação mais eficiente, opte por tons claros (branco, creme ou bege). Essas cores também ajudam a identificar as áreas sujas e manchas de gordura na cozinha. Mas, se gosta de cores mais vivas, invista sem receio.
Dica de segurança
- Prefira materiais que são antiderrapantes. Isso evita acidentes causados por pisos escorregadios.
Dicas de manutenção
- Ao preparar o rejunte para preencher os vãos entre as peças do revestimento cerâmico, utilize um aditivo impermeabilizante que é um líquido especial que melhora a resistência contra sujeiras e facilita a limpeza.
Para mais informações acesse o vídeo: Como fazer a manutenção da cozinha?