Dicas para escolher torneiras: aproveite a água da sua casa
A escolha da torneira é fundamental para o uso correto da água, de forma econômica. Além disso, é uma peça-chave na decoração do espaço onde é instalada. Confira nossas dicas para a escolha da torneira ideal!
Como escolher torneiras?
A escolha certa da torneira ajudará você a usar a água com eficiência. Existem vários modelos que podem economizar até 80% de água.
Espaço disponívelPara optar pela torneira apropriada é fundamental considerar as dimensões da superfície da parede, bancada ou da louça (cuba de banheiro ou pia de cozinha), onde será instalada.
Para fornecimento de água quente, existem modelos de torneira com misturadores monocomando ou convencionais com duplocomando. Para seu funcionamento, os misturadores devem estar conectados a um sistema de aquecimento (a gás ou solar) ou a um aquecedor elétrico individual instalado no ponto de uso.
A torneira deve ser adequada para sua cozinha ou banheiro e funcional para as tarefas de lavagem e limpeza. Além disso, é importante ficar atento à altura da bica, para que seja confortável para o uso e não cause respingos.
Tipos de torneira
O misturador monocomando mistura a água quente e fria em um único comando. Isso significa mais praticidade, já que basta movimentar uma única alavanca de abertura (manípulo) para regulagem da vazão e da temperatura da água. Outra vantagem é que, para a instalação, basta apenas um furo para encaixe da torneira na bancada ou na louça.
São misturadores com dois comandos separados, um para a água fria e outro para a água quente. De acordo com os diferentes modelos, são necessários dois ou três furos na bancada ou louça para encaixe da torneira.
A torneira convencional tem apenas um comando para controlar a saída de água, e costuma ser usada quando não se pretende colocar água fria e quente na mesma saída. É preciso apenas um furo para a instalação.
Onde instalar as torneiras?
Nas pias do lavatório você pode usar uma torneira convencional, misturador monocomando ou duplocomando. Fique atento à quantidade de furos necessários à instalação do modelo que escolher. Para economizar água, você ainda pode optar por uma torneira com temporizador, que se fecha após alguns segundos de uso. As torneiras com acionamento automático por sensor, que funciona com o movimento das mãos, também são excelentes opções para o uso sustentável da água.
Nas pias de cozinha, também é possível usar os modelos torneira convencional, misturador monocomando ou duplocomando ? sempre estando atento à quantidade de furos necessários à instalação do modelo que escolher. Nesse ambiente, é muito útil usar torneiras com bica móvel e ducha com flexível (mangueira), que proporcionam direcionamento do fluxo de água e maior conforto nas tarefas.
A melhor opção na lavandeira é usar uma torneira individual para água fria e outra para água quente, pois isso não dispara o aquecedor desnecessariamente. Também são peças indicadas para conectar a máquina de lavar roupa.
Acessórios para economizar água
O arejador mistura água com ar, o que permite regular a intensidade de saída e queda da água através de uma operação silenciosa e confortável. Você pode economizar até 40% de água.
É um dispositivo que permite limitar o fluxo máximo de água, economizando até 50%. Eles são recomendados para locais públicos.
Ativado com um botão que se fecha automaticamente após alguns segundos. É usado em lugares de grande fluxo de pessoas, evitando o desperdício de água.
Funciona por meio de sensores infravermelhos que são ativados pela proximidade, ou seja, a água cai apenas quando se detecta o movimento das mãos. Ideal para lugares públicos, podendo gerar uma economia de até 80%.
Dicas de uso e manutenção
Dicas de uso e manutenção
- Quando a torneira é nova, existe a possibilidade de a água conter alguns resíduos da instalação, o que pode danificar ou tapar a torneira. Para evitar que isso ocorra, desenrosque o arejador e deixe a água correr durante alguns minutos.
- Não aperte demais a torneira ao fechá-la, evitando danificá-la.
Dicas de manutenção
- Para a limpeza, não use produtos abrasivos ou itens que possam arranhar. Use um pano úmido ou, em casos mais complexos, esponja macia e sabão neutro.
- Remova e limpe periodicamente os arejadores. Sugerimos que você use arejadores metálicos, pois têm maior durabilidade do que os plásticos.