Viva sua casa e descubra projetos e ideias para cada espaço
Luzes eficientes Iluminação
O segredo para uma boa iluminação em sua cozinha está na escolha certa das lâmpadas e na criação de focos de luzes direcionados, com diferentes níveis de luminosidade.
Quantidade e luz adequada
A quantidade de luzes a serem instaladas em sua cozinha vai depender do tamanho do espaço, da disposição do mobiliário e do estilo que deseja dar para o ambiente. Por exemplo, se o teto da sua cozinha é alto e você optar por usar tons escuros, então, necessitará de mais luzes. De qualquer forma, além da iluminação central, priorize a luminosidade sobre os locais onde são realizadas as principais tarefas, como balcão, pia e máquina de lavar louça. Se sua cozinha é ampla, você pode instalar uma luminária sobre a área da refeição ou em uma área que deseje dar destaque na decoração.
Cores coordenadas
A cor escolhida para ambientar a cozinha também é um fator importante para definir a quantidade de luzes. O tom branco reflete luz e confere brilho e amplitude à cozinha. Então, se você possui muitas superfícies em tons claros, não vai precisar de tantas luzes, além disso, poderá escolher lâmpadas com menor potência. Além disso, quando as cores dos móveis e das paredes já estão combinadas, a dica é focar nos detalhes e nas regiões escuras. Para isso, utilize pontos de luzes direcionados e escolha uma linda arandela ou luminária decorativa.
Iluminação no foco da atenção
Se você tem uma cozinha minimalista e funcional, invista no projeto de iluminação para valorizar o espaço. Você pode criar um contraste bastante interessante com os eletrodomésticos, como a máquina de lavar louça, colocando uma luminária de cristal. Experimente e surpreenda-se! Outra dica é misturar estilos com materiais diferentes. Imagine uma decoração neutra, nesse caso, a sua luminária pode ser o detalhe marcante e sofisticado. Agora, se você não quer chamar muito a atenção, opte por um modelo com lâmpadas pequenas e com focos de luz reguláveis.
Iluminação
Uma cozinha com superfícies escuras vai necessitar de um terço a mais de iluminação do que uma cozinha com superfícies claras.
Iluminação
Para visualizar dentro dos armários, a dica é instalar sensores que ativem pequenas luzes LED. Quando abrir as portas, elas se acenderão, e quando fechar, elas se apagarão.
Iluminação
Economize energia instalando interruptores com regulagem de intensidade e separados por luzes. Isso dará maior flexibilidade na iluminação.